O uso de fitas de aço para fabricação de laminas e serras é largamente difundido nas indústrias de espumas, colchões, madeira, frigorífica, papel, etc. Normalmente são usadas fitas de aço temperado e revenido (TR) devido sua elevada resistência mecânica aliada a alta tenacidade que os mesmos apresentam.
Os aços mais indicados para esta aplicação são os temperados e revenidos, pois esta aplicação exige elevada resistência a fadiga, visto que os materiais são submetidos por longos períodos a ciclos alternados de compressão e tração em alta frequência. Exigem ainda acabamento superficial extremamente fino.
São chamados de AÇOS MOLA os materiais que apresentam características de retornarem a forma original após sofrerem algum tipo de deformação, aços para esta aplicação estão sujeitos a esforços intensos de fadiga, devendo, portanto serem de pureza reconhecida, com baixo nível de inclusões e apresentarem excelente rugosidade superficial.
Na fabricação de laminas e facas especiais existem diversos tipos de aços que podem ser utilizados, porém somente alguns destes aços são reconhecidos como os melhores. São eles principalmente, os aços com alto teor de carbono, os aços ligados ao cromo e vanádio e os aços inoxidáveis martensíticos.
Para este fim, normalmente são utilizadas fitas importadas de aço inoxidável Austenítico extrafinos, como AISI 304 ou 316 recozido ou encruado, em espessuras de 0,04-0,05 mm, nas mais variadas larguras.
As ligas comumente usadas para resistência elétrica podem ser divididas em dois principais grupos: ligas ferro-cromo-alumínio (Fe-Cr-Al) e ligas de níquel-cromo (Ni-Cr). Para aplicações em baixas temperaturas a liga de cobre-níquel (Cu-Ni) e de níquel-ferro (Ni-Fe), se apresentam como sendo uma opção.
Fita de aço de baixo teor de carbono revestido com zinco ou estanho após conformação é recoberto externamente com PVC extrudado, para fabricação de tubos flexíveis. São produtos desenvolvidos com o objetivo de oferecer proteção de fios e cabos elétricos em instalações e equipamentos industriais.
Os aços mais indicados para este tipo de aplicação são os aços inoxidáveis e os aços de baixo teor de carbono, revestidos em zinco (zincados).
Aço com características especiais utilizado em aplicações onde se exige alto desempenho do componente, elevada capacidade de carga sem perder força sob a ação de um esforço contínuo e constante somado a alta resistência mecânica e ao desgaste além de elevada resistência à fadiga.
Fitas para calços calibrados são produzidas em aço importado Inox AISI 301, encruado ou inox AISI 304 recozido, com requisitos de elevada qualidade superficial, precisão dimensional e planicidade.
Os problemas de tratamento térmico em aços como contaminação, oxidação, e descarbonetação podem ser resolvidos com o uso de “foil”.
Clique no link e faça o download de nosso Catálogo Geral de Produtos e Serviços.